O Programa Coração Saudável da DIASE é um programa pioneiro de saúde que tem por objetivo identificar precocemente situações que colocam o seu coração em risco nas diferentes fases da vida. O programa é focado no diagnóstico precoce e tratamento das várias doenças que podem acometer o coração como às alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e às alterações metabólicas, com aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. No momento, o programa está acontecendo nos campus São Cristóvão e no Hospital Universitário.
O Programa é baseado em uma abordagem interdisciplinar diferenciada, onde o servidor é monitorizado durante todo o tempo por uma única equipe especializada na prevenção e tratamento de doenças que podem acometer o coração, composta por profissionais da saúde.
O programa é aberto para todos os servidores da Universidade Federal de Sergipe. Entre em contato com o setor de Programas de Qualidade de Vida do Servidor na DIASE para fazer o seu cadastro e aderir ao Programa. É simples e rápido!
O que o programa oferece?
- Fisioterapia
O fisioterapeuta exerce um papel primordial na Fisioterapia em Reabilitação Cardíaca. Em um primeiro momento, ele analisa as capacidades e limitações do paciente, sempre com base na avaliação funcional e clínica, e, assim, desenvolve um plano de tratamento. Os exercícios de Fisioterapia em Reabilitação Cardíaca realizados têm como objetivo melhorar a capacidade de mobilidade e a condição física, social e mental das pessoas, tornando-as capazes de retomar suas atividades diárias.
- Acompanhamento Nutricional
O objetivo deste acompanhamento é avaliar o estado nutricional, bem como conhecer os hábitos alimentares e o perfil sociodemográfico dos pacientes hipertensos, a fim de propor estratégias que visem ao controle e/ou à prevenção dos fatores de risco e, consequentemente das complicações cardiovasculares.
- Orientação Psicológica
Ao longo das avaliações multidisciplinares realizadas pelo Programa, caso haja necessidade, o Psicólogo irá ajudar aos pacientes a superarem e gerenciarem problemas de ansiedade, depressão, estresse, medo, humor, entre dezenas de outras situações, motivando, melhorando o bem-estar, a autoestima e qualidade de vida global.
- Acompanhamento com Profissional de Educação Física
Atualmente vêm sendo utilizadas diversas formas de prevenção e tratamento para a hipertensão, de forma não medicamentosa e com baixo custo. Um desses meios de prevenção e tratamento é a prática regular de exercícios físicos, o qual resulta em uma série de benefícios para a saúde, além de atuar no controle direto da pressão arterial. Ainda, de forma secundária auxilia no combate de outros fatores de risco associados à hipertensão, como a diabetes, obesidade e o estresse. É importante ressaltar que só a atividade física não trata a hipertensão, mas auxilia para que os efeitos causados pela pressão alta, sobre o coração e vasos sanguíneos sejam minimizados.
- Acompanhamento da Enfermagem
O tratamento inclui ações de mudança nos estilos de vida e nos casos em que o médico prescreve o uso de medicações, desta forma, o próprio paciente torna-se responsável por estas mudanças e a enfermagem tem a função de realizar a orientação e acompanhamento frente a estas novas adaptações, por esta razão é um sistema de educação continuada e de estímulo ao autocuidado.