Programa UFSaúde
O Programa UFSaúde é uma iniciativa da Progep (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas), Diase (Divisão de Assistência ao Servidor e Diset (Divisão de Segurança no Trabalho) e tem como objetivo acolher os servidores tanto nas dimensões biológicas quanto psicológicas, relacionadas às possíveis sequelas ocasionadas pela covid-19.
 

Ações do Programa
GRUPO PSICOEDUCATIVO
 
Grupos psicoeducativos têm se mostrado ferramentas importantes na promoção de saúde, incentivando a autonomia e autocuidado dos participantes através da aprendizagem de habilidades nas áreas da cognição, emoção e comportamento. O grupo psicoeducativo voltado para o manejo saudável das emoções objetiva promover a compreensão da relação entre pensamentos e emoções, assim como a aprendizagem de técnicas de reestruturação cognitiva para regulação das emoções.
 
Quem pode participar?
Servidores UFS.
 
Qual a duração do curso?
O grupo se reunirá presencialmente uma vez por semana, às terças-feiras das 10h às 11:30, e terá o total de oito encontros.
 
Onde será realizado?
Os encontros acontecerão na sala do DDRH, localizado no antigo Prédio do antigo Banco do Brasil, ao lado da DIASE.
 
Como participar?
Os servidores de qualquer campus da UFS poderão realizar a inscrição* clicando aqui. Preencha todos os campos necessários.
*Vagas limitadas.
 
Qual é o número de vagas? 
15 vagas por Grupo.
 
Quem conduz o Grupo Psicoeducativo? 
Jéssica July Dantas Santos (CRP 19/2533) - Psicóloga DIASE/UFS
 
 
TELEATENDIMENTO EM SAÚDE DO TRABALHADOR

 

Surgiu da necessidade dos servidores da UFS em receber orientações educativas quanto a Prevenção de LER/DORT durante o trabalho remoto em tempos de Pandemia. Como também da necessidade em desenvolver a atenção primária em saúde através de diversas ações em educação em saúde, tais como: orientar os servidores da UFS sobre a Análise Ergonômica do Trabalho dos seus Home Offices durante as suas atividades remotas.
 
Como funciona o protocolo de teleatendimento em saúde do trabalhador?
Os servidores, docentes e terceirizados de qualquer campus da UFS solicitam o serviço através do WhatsApp 79 9191-1230. Após a solicitação, o professor responsável pelo estágio fará o agendamento do horário de Teleatendimento do servidor.
No dia e no horário agendado para o Teleatendimento, a equipe do estágio em saúde do trabalhador estará na sala de atendimento virtual para atender ao solicitante.
 
Quem realiza o teleatendimento em saúde do trabalhador? 
O Teleatendimento é realizado pelos acadêmicos do último ano do curso de fisioterapia da UFS do campus São Cristóvão, sob a supervisão da professora Maria Goretti Fernandes e da Fisioterapeuta Eline Cunha.
 
Qual o horário e dias da semana vão acontecer o teleatendimento? 
Terças e Quartas - 14:00 as 17:00 h
 
Como a pessoa marca o atendimento?
através do WhatsApp 79 99191-1230
 
Qual é o número de vagas por atendimento?
São 4 vagas a cada meia hora.
 
Quais atividades serão ofertadas nos atendimentos?
Durante os atendimentos serão realizados suporte à saúde clínica de longa distância, educação relacionada à saúde dos trabalhadores, bem como realização individual da Análise Ergonômica do Trabalho do Home Office dos servidores e professores, Orientações Educativas específicas para o Trabalho Remoto e Cinesioterapia Laboral que são Exercícios Terapêuticos voltados para o prevenir LER/DOR durante o Trabalho Remoto.
 
Qual é a importância de promover atendimentos aos trabalhadores neste período de pandemia?
Dar suporte na atenção primária da saúde aos servidores e docentes da universidade Federal de Sergipe que estão em intenso trabalho remoto. O maior propósito do Teleatendimento em Saúde do Trabalhador é prevenir o aparecimento de doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho remoto, além de minimizar as queixas de dor, tensão muscular e desconfortos na coluna vertebral provenientes de muitas horas de trabalho no computador e/ou dispositivos móveis (celular, notebook, tablet entre outros).
 
Orientações sobre Segurança – Surgiu da necessidade de informar e conscientizar os servidores sobre os cuidados com a segurança durante a pandemia da covid-19 e após o estado de calamidade pública, já que os cuidados com a segurança de todos é um ponto crucial para melhor qualidade de vida no trabalho.
 
Como funciona?
Serão disponibilizados vídeos curtos, banners e infográficos com orientações para os cuidados contra a covid-19, além de podcasts informativos para aumentar a conscientização de todos.
A disponibilização do material será por e-mail, Canal UFS e site da PROGEP.