“Agosto Lilás” é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ela faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340 (de 07 de agosto de 2006), que em 2022 completou 16 anos.
Violência doméstica e familiar contra a mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial (Lei nº 11.340/2006).
Ligue 180
O número 180 é a Central de Atendimento à mulher, através desse número a vítima pode obter acolhimento e informações sobre direitos e os locais de atendimento apropriados da sua região. O serviço também atua registrando e encaminhando a denúncia aos órgãos competentes. Além disso, por esse canal a mulher vítima de violência pode informar sobre a qualidade dos serviços de atendimento especializados com sugestões, elogios ou reclamações. A ligação é gratuita e funciona todos os dias, 24 horas.
Para maiores informações sobre a rede de atendimento à mulher em todos os municípios do estado acesse: https://www.tjse.jus.br/portaldamulher/rede-de-enfrentamento/enderecos-por-municipios
Referências | ||||
Brasil. Lei Maria da Penha. Lei N.°11.340, de 7 de Agosto de 2006. Ciclo da violência. Instituto Maria da Penha. Disponível em: http://www.institutomariadapenha.org.br/ Dossiê Violência Contra as Mulheres. Instituto Patrícia Galvão. Disponível em: https://dossies.agenciapatriciagalvao.org.br/violencia/violencias/violencia-domestica-e-familiar-contra-as-mulheres/#10-informacoes-que-podem-evitar-equivocos-frequentes Denunciar e buscar ajuda a vítimas de violência contra mulheres (Ligue 180). Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/denunciar-e-buscar-ajuda-a-vitimas-de-violencia-contra-mulheres |
Elaboração:
Equipe Psicossocial DIASE e Assistência Estudantil Campus Lagarto.