Grupo de Pesquisa em Saúde da DIASE (GPS/DIASE)

Sobre

O GPS/DIASE visa a realização de pesquisa em saúde no âmbito da DIASE. Este setor detém a totalidade de dados oficiais relacionados à saúde do servidor nos diversos campi da UFS, através do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIAAS). Além disso, o mesmo subsistema permite o acesso online ao dados relacionados à saúde dos servidores em outras esferas da administração pública. Diante disso, o desenvolvimento de metodologias e estratégias de análise desses dados será imprescindível para diagnosticarmos indicadores de saúde, bem como determinantes ambientais, laborais, setoriais, dentre outros.


 

Contribuição do GPS/DIASE

Através do desenvolvimento de metodologias de análise de dados relacionados à saúde do servidor, o GPS/DIASE poderá fazer diagnósticos laborais e gerar indicadores de saúde que constituirão um importante instrumento para validação e desenvolvimento de projetos. Estes projetos serão destinados à promoção e; sobretudo, prevenção de doenças de acordo com as demandas específicas do mais diversos setores da UFS. Além disso, as pesquisas podem gerar publicações científicas que, além do já exposto, contribuirá com a indissocialidade entre o tripé ensino, pesquisa e extensão, que são a base do conhecimento acadêmico, prevista na Constituição Brasileira, em seu artigo 207. 


 

Plano de trabalho

As atividades de pesquisa serão realizadas na DIASE, às sextas-feiras, das 07h às 13h, sob a responsabilidade do servidor Ricardo Vieira, em conjunto com os demais colegas servidores do setor.


 

Sobre o responsável pelo projeto

Ricardo Vieira é servidor da UFS há 20 anos. Na área das ciências da saúde, tem mestrado em Biologia Parasitária (UFS) e bacharelado em Ciências Biológicas (UFS). Na área das artes, tem Doutorado em Processos Criativos (UNIRIO), Mestrado em Criação e Performance Musical (UFBA) e licenciatura em Música (UFS).