Programa Coração Saudável

O Programa Coração Saudável da DIASE é um programa pioneiro de saúde que tem por objetivo identificar precocemente situações que colocam o seu coração em risco nas diferentes fases da vida. O programa é focado no diagnóstico precoce e tratamento das várias doenças que podem acometer o coração como às alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e às alterações metabólicas, com aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais.

O Programa é baseado em uma abordagem interdisciplinar diferenciada, onde o servidor é monitorizado durante todo o tempo por uma única equipe especializada na prevenção e tratamento de doenças que podem acometer o coração, composta por profissionais da saúde.

 

O programa é aberto para todos os servidores da Universidade Federal de Sergipe. Entre em contato com o setor de Programas de Qualidade de Vida do Servidor na DIASE para fazer o seu cadastro e aderir ao Programa. É simples e rápido!

 

O que o programa oferece?

  • Fisioterapia

O fisioterapeuta exerce um papel primordial na Fisioterapia em Reabilitação Cardíaca. Em um primeiro momento, ele analisa as capacidades e limitações do paciente, sempre com base na avaliação funcional e clínica, e, assim, desenvolve um plano de tratamento. Os exercícios de Fisioterapia em Reabilitação Cardíaca realizados têm como objetivo melhorar a capacidade de mobilidade e a condição física, social e mental das pessoas, tornando-as capazes de retomar suas atividades diárias.

 

  • Acompanhamento Nutricional

O objetivo deste acompanhamento é avaliar o estado nutricional, bem como conhecer os hábitos alimentares e o perfil sociodemográfico dos pacientes hipertensos, a fim de propor estratégias que visem ao controle e/ou à prevenção dos fatores de risco e, consequentemente das complicações cardiovasculares.

 

  • Orientação Psicológica

Ao longo das avaliações multidisciplinares realizadas pelo Programa, caso haja necessidade, o Psicólogo irá ajudar aos pacientes a superarem e gerenciarem problemas de ansiedade, depressão, estresse, medo, humor, entre dezenas de outras situações, motivando, melhorando o bem-estar, a autoestima e qualidade de vida global.

 

  • Acompanhamento com Profissional de Educação Física

Atualmente vêm sendo utilizadas diversas formas de prevenção e tratamento para a hipertensão, de forma não medicamentosa e com baixo custo. Um desses meios de prevenção e tratamento é a prática regular de exercícios físicos, o qual resulta em uma série de benefícios para a saúde, além de atuar no controle direto da pressão arterial. Ainda, de forma secundária auxilia no combate de outros fatores de risco associados à hipertensão, como a diabetes, obesidade e o estresse. É importante ressaltar que só a atividade física não trata a hipertensão, mas auxilia para que os efeitos causados pela pressão alta, sobre o coração e vasos sanguíneos sejam minimizados.

 

  • Acompanhamento da Enfermagem

O tratamento inclui ações de mudança nos estilos de vida e nos casos em que o médico prescreve o uso de medicações, desta forma, o próprio paciente torna-se responsável por estas mudanças e a enfermagem tem a função de realizar a orientação e acompanhamento frente a estas novas adaptações, por esta razão é um sistema de educação continuada e de estímulo ao autocuidado.

 

Horário de Funcionamento
8h às 12h e 14h às 18h
 
Contato
(79) 3194-6424 / 3194-6427

Local de Atendimento
 
Campus São Cristóvão
Prédio da DIASE
Cidade Universitária "Prof. José Aloísio de Campos" | Av. Marechal Rondon, s/n - Jardim Rosa Elze - CEP. 49100-000 - São Cristóvão/SE | Ao lado do CODAP.
 
Hospital Universitário (Campus Aracaju)
Unidade DIASE -  térreo da Unidade Materno Infantil.