Qui, 25 de abril de 2024, 01:36

Rádio UFS conquista Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário
Emissora universitária foi o único veículo de comunicação do estado premiado
Luís Roberto Barroso, ministro do STF, e Josafá Neto, jornalista da Rádio UFS. Fotos: Pedro França/STJ

A Rádio UFS FM 92.1 conquistou o 1° Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta quarta-feira, 24, no Salão de Recepções do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília-DF.

+ Ouça aqui a versão em áudio desta matéria

A emissora universitária levou o segundo lugar na categoria "Áudio" no eixo temático do STJ, com a série de reportagens "(in) visibilidade trans: a luta pelo direito de ser quem você é".

Produzida pelos jornalistas Josafá Neto, Juliana Almeida e Wesley Júnior, com edição de Clayton Cavalcante e locução de Liss Belfort, a série especial foi exibida no Jornal da UFS e está disponível nas plataformas digitais. Clique aqui para ouvir

Primeira edição da premiação abordou 35 anos da Constituição Federal de 1988

"O reconhecimento por meio dessas premiações sinaliza a qualidade editorial das nossas produções jornalísticas e fortalece nosso compromisso com a prestação de serviço e a valorização da cidadania," enfatizou o jornalista Josafá Neto.

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Valter Joviniano de Santana Filho, prestigiou a entrega do 29° prêmio de jornalismo e divulgação científica da UFS FM em 14 anos de existência.

“Essa é mais uma demonstração da excelência que se busca no trabalho desenvolvido no veículo de comunicação reconhecidamente mais premiado do estado”, pontuou o reitor.

Evento reuniu profissionais de imprensa e ministros dos tribunais superiores

Visibilidade trans

Em três episódios, a série "(in) visibilidade trans: a luta pelo direito de ser quem você é" aborda a ampliação da Lei Maria da Penha para proteção de transgêneros; os desafios no acesso à cirurgia de mudança de sexo; e os avanços para troca de nome e gênero no registro civil.

“A partir das histórias de quatro mulheres trans, abordamos os avanços e desafios da legislação brasileira quanto à proteção dessa população a partir de perspectivas do mundo real,” acrescentou Josafá Neto.

Cerimônia foi realizada no Salão de Recepções do Superior Tribunal de Justiça

O Prêmio

O 1° Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário foi criado pelos cinco tribunais superiores do país (STF, STJ, TSE, TST e STM) para celebrar os 35 anos da Constituição de 1988 e promover uma reflexão sobre os direitos assegurados pela Carta Magna.

"O mundo está tentando traçar o que é liberdade a ser protegida e o que, se escondendo por trás da liberdade, é destrutivo para a vida civilizada. Por isso, precisamos da imprensa para reportar os fatos de maneira autêntica", afirmou o atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.​​​​​​​​​

Rádio UFS ficou com segundo lugar na categoria “Áudio”  com série sobre mulheres trans
Rádio UFS ficou com segundo lugar na categoria “Áudio” com série sobre mulheres trans

Os cinco eixos temáticos do prêmio receberam 261 trabalhos de todo o país nas categorias: texto, áudio, vídeo e foto.

A comissão julgadora dos trabalhos foi composta por ministros dos tribunais superiores, juristas especializados e profissionais da imprensa.

+ Confira aqui a lista completa de premiados

Rádio UFS FM 92.1

Atualizado em: Qui, 25 de abril de 2024, 08:45