Ter, 24 de janeiro de 2023, 20:51

Nota explicativa sobre Hospital Veterinário Universitário
UFS informa procedimentos adotados para viabilização do funcionamento do HVU

Considerando a situação do Hospital Veterinário Universitário (HVU), vinculado ao Departamento de Medicina Veterinária (DMV), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) informa que:

Diversas ações vêm sendo realizadas para viabilizar o pleno funcionamento do Hospital Veterinário Universitário (HVU). Visando atender a necessidade de equipamentos e de insumos, ainda no ano passado, ocorreram licitações específicas demandadas pelo DMV. No pregão 70/2022, aberto em outubro, foram licitados equipamentos permanentes. No 56/2022, de novembro, foram licitados 300 itens de insumos, ou seja, medicamentos e materiais para operação e atendimento dos animais. Desse total, 180 itens foram adquiridos e estão chegando gradativamente. Para os demais 120 itens, não houve empresas com propostas na licitação. Por isso, a universidade está encaminhando um novo processo licitatório, já com orçamento garantido. Houve ainda o pregão 75/2022, de novembro, que licitou a instalação do equipamento de raio-X.

Os recursos para aquisição desses itens vieram de duas fontes, uma emenda parlamentar, destinada a atender as despesas de custeio (itens de consumo, como insumos e medicamentos), e recursos da própria universidade, para as despesas de capital (equipamentos permanentes).

O DMV encaminhou, no dia 23 de janeiro, um pedido para aquisição de insumos complementares para as práticas dos cursos no semestre corrente. Salientamos que já se encontram disponíveis as roupas descartáveis solicitadas e os medicamentos foram encaminhados para compra, devendo ser entregues nos próximos dias ao hospital veterinário.

Além dessas ações foram realizados dois convênios. Um deles, com a prefeitura de Aracaju, visa viabilizar médico veterinário e insumos para uso pelo hospital. O outro, realizado em 27 de dezembro de 2022, estabelece parceria com instituição privada para uso da lavanderia e de esterilização de equipamentos.

Por fim, a Universidade Federal de Sergipe salienta que está atenta às necessidades de investimentos e reforça que seu compromisso primordial é garantir a qualidade de ensino.

Atualizado em: Ter, 24 de janeiro de 2023, 22:24